facebooktwitterlinkedin

As 4 Chaves do Pensamento Estratégico

img_as_4_chaves_correto_2A estratégia competitiva fala sobre a construção, aplicação e benefícios do pensamento estratégico. O termo estratégia, oriundo do front militar e das grandes batalhas, é hoje utilizado em vários setores, em especial no mundo dos negócios.

Pensar estrategicamente não requer quebras de paradigmas, mas uma abordagem ordenada e principalmente focada em seus principais objetivos, levando-se em consideração os concorrentes, tendências, ambiente em que atua e análise de suas competências. Na atualidade são empresas que escolhem competir entre si no mercado corporativo. São estas estratégias que fazem a empresa estar a frente de seus concorrentes, tornando-se indispensável adotar melhores táticas do que as adotadas pelos adversários.

Com a correta estratégia competitiva no mercado, é possível ter melhor qualidade, alto valor da marca e reputação positiva, além de baixo custo e manter o foco no cliente.

apresentacao_palestra_video4
  • Participei de uma palestra proferida pelo professor Morita. “As 4 Chaves do Pensamento Estratégico". Uma palestra motivadora, ágil, estimulante, com grande interação entre palestrante e o grupo participante. Todos os pontos abordados foram extremamente atuais e principalmente trouxeram a tona a necessidade da reflexão sobre a qualidade de vida que buscamos,  e como agir para obtermos o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. 

    • Roberto Mariani – Diretor Administativo e RH/Wisewood Soluções Ecológicas
  • Em sua palestra, você transmitiu conceitos e idéias importantes de uma forma simples e lúdica, provocando reflexão dos participantes. Às vezes conhecemos os conceitos, porém nem sempre praticamos. Acredito que estimulou também os profissionais planejarem seu futuro, e não somente viverem do presente. Em adição, sua introdução da experiência profissional e vida foram muito interessantes, mostrando de forma humilde e positiva os sucessos e contratempos na trajetória

    3_gm

    • Leonardo Priori – Gerente de Desenvolvimento de Projetos – General Motors
  • Gostei da forma e da abordagem que você deu ao tema. Eu pessoalmente já havia visto ou tido contato com os pontos apresentados por algumas vezes em outras palestras, cursos, livros ou apresentações, mas nunca de uma forma leve e divertida como você demonstrou.

    20_philips

    • Marcelo Fortunato Fabbrini – Diretor de Operações Industriais/Phillips Healthcare
  • A palestra de Marcos Morita trata de forma organizada, inteligente e bem humorada os aspectos de planejamento estratégico (empresa e carreira), definições de prioridades no cotidiano e pontos de atenção nas estratégicas adotadas pelas empresas, fazendo com que os executivos ali presentes refletissem ainda mais sobre suas próprias práticas. Achei as abordagens excelentes, claras, objetivas e criativas, sempre incentivando a participação de todos, transformando a teoria em prática. Recomendo à qualquer empresa que queira revitalizar a motivação estratégica do time de gestores e/ou executivos.

    7_sg

    • Agnaldo José Soares Nunes – Gerente de Prevenção de Perdas – Saint Gobain
  • Bastante dinâmica e envolvente, fazendo com que a platéia de fato participe e reflita a respeito do poder que cada um de nós tem em suas mãos a respeito de nossa vida pessoal e profissional. O clima de descontração e interação constante com o público, facilita a absorção dos conceitos (as chaves) que se deseja passar. Parabéns ao Professor Morita!

    1_itau

    • Ed de Almeida Carlos – Superintendente de Vendas de Seguros – Banco Itaú-Unibanco
  • Achei sensacional a forma lúdica e teatral como abordou o tema da estratégia na carreira. Parabéns! Gostei muito!

    1_itau

    • Terence Guimarães – Gerente Geral de Middle Office de Tesouraria/Banco Itaú-BBA
  • A palestra vai bem para o lado do equilíbrio, mostrando que dá para se ter esta medida em nossas vidas, não só metas profissionais mas também pessoais, e que está em nossas mãos este controle. É sempre válido mostrarmos isto as pessoas, principalmente aos mais jovens, e sua palestra se presta bem neste sentido. Gostei muito!

    3_gm

    • Frederico Themoteo Jr – Diretor de Marketing e Comunicação/General Motors
  • Achei bastante interessante a maneira como foi abordado o tema "planos alternativos" fazendo com que pensemos e tenhamos consciência de nossas escolhas e metas e fazê-las de forma bastante criteriosa e estratégica para que se tenha bons resultados futuros.

    4_dana

    • Gilberto Tadeu Fanaro – Diretor de Vendas e Marketing/Melling/Dana Coporation
  • Em suas palestras, Marcos Morita consegue  nos instigar o tempo inteiro a pensar fora da caixa e ver o mundo dos negócios de uma forma ampla, sem limites pré-estabelecidos. Apesar de abordar temas complexos, ele o faz de forma divertida e simples, fazendo com que seus alunos sejam co-participantes da palestra. Uma das melhores palestras que assisti.

    3_gm

    • Rogério Teixeira Machado – Gerente de Exportação/General Motors
  • Gostei bastante da palestra, principalmente pela forma de prender a atenção do espectador usando técnicas visuais, falando dos temas colocando a platéia como parte integrante da palestra e também a abertura do Capitão Nascimento. Não há como não prestar atenção e com isso usufruir melhor dos conceitos colocados para uma reflexão.

    1_itau

    • Rafael Figueiredo Sobreira – Superintendente de Processos TI e Gestão de Demanda/Itaú Unibanco
  • Marcos Morita apresenta em sua palestra uma oportunidade de reflexão sobre carreira , vida profissional , próximos passos. Usa conceitos de estratégia e de priorização - muitos deles já conhecidos por executivos mais experientes - como mote para uma reflexão sobre o uso do tempo , a manutenção de relações de proximidade e colaboração entre excutivos e colegas , bem como a oportunidade de rever escolhas e planos. Talvez o maior mérito de Morita , no entanto , seja a sinceridade genuína de se apresentar como quem fez este exercício sem cobranças , sem remorsos , mas com a serenidade de ter entendido que a carreira profissional é apenas parte de um mundo muito maior e mais importante: sua vida e seus planos de futuro. Uma reflexão simples , mas cativante.

    • Francisco Barel Junior – Diretor de Supply Chain e Operações/Chimica Baruel
  • As quatro chaves do pensamento estratégico é uma excelente palestra que trata de maneira lúdica e dinâmica importantes pensamentos fundamentais para a carreia de todo o profissional.

    4_dana

    • Edson Rodrigues do Nascimento – Gerente de Engenharia de Produtos/Melling/Dana Corporation
  • Acho que o principal objetivo da palestra do Prof. Morita é o de ser lúdico. Contagia os participantes com bom humor e espontaneidade.

    3_gm

    • Rosemari Beraldo – Gerente de Produtos/General Motors
  • Conteúdo forte, profundo mas conduzido de uma maneira leve, tranquila e, principalmente, divertida. Parabéns.

    2_hsbc

    • Mauro Raphael Junior – Gerente Sênior de Recursos Humanos/HSBC
  • A palestra tem um ritmo muito bom, ilustrativa, lançando mão de diversos recursos tanto virtuais quanto físicos que ajudam a ter maior participação da “plateia”. Quanto ao conteúdo, bastante abrangente, vai do passo-a-passo da carreira e seus eventuais percalços, visão de negócios ou falta dela, administração do tempo e escolha das prioridades, como também postura relativa de cada “tribo” ou geração.

    6_tam

    • Antônio Requião de Almeida – CFO/TAM

As 4 Chaves do Pensamento Estratégico

ultimos_artigos_marcos_morita

Sala de aula: quatro dicas para não perder a atenção dos alunos para os Pokemons
Acabo de ganhar mais um concorrente de peso para disputar a atenção em minhas aulas, monstrinhos P... #Mais
Brexit: o risco do conflito de gerações e das decisões retrógradas
Qual a relação entre a saída do Reino Unido da União Europeia, também conhecida pelo acrônimo ... #Mais
Food trucks: o que as teorias de administração dizem sobre eles?
Sanduíche, temaki, crepe. Tem de tudo e mais um pouco nas centenas de food trucks espalhados pelo B... #Mais


    >

Algumas empresas que já assistiram as palestras do Professor Marcos Morita