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Case ATC

A Empresa
A American Tower é uma multinacional americana com ações na Bolsa de Nova York, presença em 13 países, 3.300 colaboradores e mais de 99.000 torres de transmissão, em especial, telefonia celular, o que a torna uma das maiores empresas neste segmento de aluguel de ativos e compartilhamento de infraestrutura.

Situação Atual
O Brasil é hoje a segunda maior operação, atrás apenas dos Estados Unidos, com quase 20.000 sites. Não obstante a situação confortável, oriunda das receitas recorrentes dos aluguéis das torres, seus principais clientes: Vivo, Oi, Tim e Nextel, se vêem as voltas com sérias ameaças, tais como a queda no volume de ligações por voz e concorrentes de peso como Skype, WhatsApp e Facebook.

Situação Desejada
Melhorar a proposta de valor oferecida aos clientes através de maior comodidade e nivel de serviços, criando diferenciação e evitando desta maneira a negociação por preços pura e simples, comuns em setores pressionados pela concorrência e novos entrantes, como é a telefonia celular hoje em dia.

Esta era a meta do CEO da
ATC, Flavio Cardoso, ao
conhecer as metodologias
Lean Startup e Design
Thinking e a ferramenta
Canvas. !
“Havia uma serie de ideias e
iniciativas que vinham sendo
discutidas há meses, porém
sem uma ferramentas e
metodologias que pudessem
consolidá-las.” !
Decidimos em conjunto a
necessidade de participação
de diretores de várias áreas,

assim como uma visita prévia a
dois sites de transmissão para
levantamento de dados e
conhecimento real do problema. !
Em seguida um intenso workshop,
aplicando as ferramentas e
metodologias a realidade da ATC,
gerando interessantes propostas
de valor e modelos de negócios. !
Como próximos passos, estão a
validação das hipóteses em
campo, sessões de cocriação com
parceiros e principais clientes,
assim como workshops com as
diferentes áreas da empresa.