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Correio Braziliense – Boom de recalls pode ser resultado da preocupação das montadoras em reduzir custos e da pressa

Correio Braziliense

 

 

Pão de Açúcar se junta ao concorrente

Para o professor e consultor em estratégia empresarial Marcos Morita, a compra do Carrefour pelo Pão de Açúcar era inevitável, pois os franceses não estavam com resultados satisfatórios no país. Apesar de parecer estranha, o consultor acredita que a movimentação de Diniz teve duplo resultado. “Ele vai aumentar o tamanho de sua empresa no Brasil e terá parte do capital do Carrefour na França”, disse. Na opinião de Morita, os consumidores podem sair prejudicados com a negociação. “A gente sabe que essas compras, geralmente, acabam resultando em preços mais caros para a população. Isso vai acontecer especialmente na região Sudeste, que é onde existem mais lojas das empresas”, afirmou.

Boom de recalls pode ser resultado da preocupação das montadoras em reduzir custos e da pressa

“Hoje, a montadora tem entre 2 mil e 2.500 fornecedores. Se já é difícil controlar a qualidade de cada componente produzido dentro da própria fábrica, que dirá quando é feita por outra indústria”, observou Marcos Morita, mestre em administração de empresas e professor da Universidade Mackenzie. “Tudo isso acaba complicando a vida da empresa.”

Mercado se volta para consumidores da terceira idade

Para o administrador e professor universitário Marcos Morita, não dá mais para abrir mão desse grupo. Os idosos são menos inadimplentes, voltam a usar o produto ou serviço quando ficam satisfeitos e têm uma poderosa rede de contatos.

Claro desafia a Anatel e ainda cobra o desbloqueio de celular

Para Marcos Morita, consultor de negócios e especialista em estratégias empresarias, o desbloqueio obrigatório de aparelhos vai estimular a concorrência entre as empresas. “As operadoras vão perder a exclusividade. O melhor para o cliente é ser infiel, pois assim ele pode aproveitar as ofertas de várias empresas”, argumentou. Ele ressaltou que, para os consumidores não ficarem com a linha “fora do ar” entre a troca de chips nos aparelhos, as empresas poderiam oferecer celulares mais simples. Com isso, não perderiam receitas com chamadas.


escrito por Marcos Morita

Marcos Morita

Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ. Especialista em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

Sobre o Autor: Marcos Morita

Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ. Especialista em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

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