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G1 – Recall de símbolo da Toyota arranha a imagem da empresa

G1

 

Recall de símbolo da Toyota arranha a imagem da empresa

Para o especialista em estratégias empresariais, Marcos Morita, os problemas nos freios e nos aceleradores de modelos da marca também são consequências da acirrada competição do mercado automobilístico. Segundo ele, a produção cada vez mais rápida de carros, o ciclo acelerado de renovação de produtos e os grandes volumes desafiam o padrão de qualidade de qualquer empresa. “O ciclo de renovação de produtos da Toyota é o mais rápido entre seus concorrentes”, observa Morita. “Mas desta vez, não deu.”

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Para Morita, o Cade deve restringir alguns pontos do negócio para evitar domínio excessivo do mercado por parte do Grupo Pão de Açúcar. “O Cade pode colocar algumas travas para evitar que isso aconteça. Como fez com a Sadia e Perdigão, por exemplo, em que só foi permitida a união das operações financeiras e não das marcas, por exemplo”.

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“Independente do desfecho, as imagens construídas dessas empresas foram impiedosamente arranhadas. Ouso dizer que todas perderão dois tipos de público: os éticos, por não concordarem com tais atitudes, e até os não-éticos, que ficarão com medo de serem descobertos”, diz Marcos Morita, professor de administração de empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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De acordo com o especialista em estratégias empresariais, Marcos Morita, nesses casos a transparência é sempre a melhor política. “O pior recall é aquele que a fabricante espera o problema aparecer para tomar uma decisão, como ocorreu com o Fox em 2008, devido ao risco de mutilação pela argola usada no rebatimento do banco traseiro, e agora com os motores 1.0 da Volkswagen”, diz Morita. “O correto é ao primeiro sinal de defeito, comunicar antecipadamente os clientes”.

 

escrito por Marcos Morita

Marcos Morita

Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ. Especialista em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

Sobre o Autor: Marcos Morita

Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ. Especialista em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

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