facebooktwitterlinkedin

Revista HSM – Segmentação no comércio online

O potencial do consumidor da terceira idade

Temos acompanhado nos últimos tempos, histórias de empreendedores virtuais que fecharam suas portas – ou mais especificamente seus endereços virtuais – vítimas da falta de foco ou especialização. Seduzidos pela revolução provocada pela internet sobre o composto de marketing, estes empresários têm como objetivo atender o maior número de clientes nas mais diversas praças, oferecendo o maior número de produtos.

Responsabilidade solidária: sim ou não?

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto que propõe mudanças sobre o trabalho terceirizado. A lei, conhecida como 4.302, propõe o fim da responsabilidade solidária, mecanismo que possibilita ao empregado que se sinta lesado, acionar tanto a empresa contratada quanto a contratante, em caso de processos trabalhistas.

Empreendedorismo virtual: 10 dicas para abrir um negócio na web

Não são raros os exemplos de recém-milionários que estão fazendo fortuna em negócios na internet. De redes sociais a compras coletivas, este tipo de empreendedorismo tem ganhado cada vez mais espaço e conquistado novos adeptos. Aos que desejam se lançar a este novo desafio, seguem dicas essenciais para um empreendimento virtual.

Sua empresa na Copa do Mundo é Cigarra ou Formiga?

A Copa do Mundo na África do Sul já começou e apesar das comemorações, no cenário empresarial brasileiro nem todos têm motivos para celebrar ou estarem otimistas. Analisando de forma estratégica, as empresas, com raras exceções, estão felizes com essa paralisação nacional. Eufóricos estão os proprietários de bares, restaurantes, fabricantes de cerveja e badulaques, assim como os vendedores ambulantes, fantasiados de verde e amarelo.

Pão de Açúcar e Casas Bahia: mudanças no cenário brasileiro

A recém anunciada fusão operacional entre Pão de Açúcar e Casas Bahia encerra um período de grandes mudanças às empresas brasileiras, iniciado há pouco mais de um ano. Bancos, supermercados, frigoríficos, alimentos processados, papel e celulose foram alguns dos setores afetados, demonstrando a diversidade de nossa economia.

O possível fim da era GM

Desde 1° de junho a empresa norte-americana General Motors está sob proteção do capítulo 11 da lei de falências dos EUA, o que equivale à recuperação judicial no Brasil. Este procedimento legal é destinado a evitar falência, proporcionando ao empresário devedor a possibilidade de apresentar formas para quitação do débito aos seus credores. É a chamada concordata.

Futebol sob a ótica da administração

Dizer que a Copa do Mundo é um dos maiores eventos mundiais, talvez não seja nenhuma novidade, a não ser que você esteja na Coréia do Norte. Em nosso país, jogo da seleção é dia de festa, celebração com amigos, folga no trabalho, ruas vazias, camisas amarelas e cerveja gelada. Entre a paixão brasileira e o desconhecimento coreano, existem cinco continentes nos quais centenas de países e milhões de pessoas acompanham de perto o desenrolar dos jogos.

Brasil Olímpico

A escolha do Rio de Janeiro como sede da Olimpíadas de 2016 foi demorada, dramática, sofrida. Como em uma competição de judô, éramos pesos leves lutando contra pesos pesados. Do outro lado do tatame, países desenvolvidos, ricos e com tradições olímpicas.

Paciência nos negócios

A crise financeira mundial, representada simbolicamente pela quebra do banco norte-americano Lehman Brothers, está prestes a completar um ano. Economistas apregoam cenários azuis, cinzas e até negros. As opiniões se dividem. Os otimistas dizem que a crise já é coisa do passado, os céticos que ainda é cedo para comemorar e os pessimistas que ainda há outro fundo do poço a se atingir.

Segmentação no comércio online

Temos acompanhado nos últimos tempos, histórias de empreendedores virtuais que fecharam suas portas – ou mais especificamente seus endereços virtuais – vítimas da falta de foco ou especialização. Seduzidos pela revolução provocada pela internet sobre o composto de marketing, estes empresários têm como objetivo atender o maior número de clientes nas mais diversas praças, oferecendo o maior número de produtos.

escrito por Marcos Morita

Marcos Morita

Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ. Especialista em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

Sobre o Autor: Marcos Morita

Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ. Especialista em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

Deixe uma resposta